Logo

FOLLOW US ON

ingr-hortela

Origem: Europa e Ásia

História:
Planta utilizada desde a antiguidade, com a sua origem confundida com os mitos. A Hortelã era muito usada pelos egípcios, hebreus, gregos, romanos e americanos, e durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades.

O Hortelã aparece referenciada na bíblia como dízimo. Os árabes decoravam as mesas dos banquetes com Menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.

Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em erva para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego.

Erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade, conta-se que Zeus e Hermes costumavam andar disfarçados pela Terra, e certa vez foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam água e pão. Até que foram acolhidos para comer na casa de um casal de pobres anciões que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram o casebre num palácio.

Outra lenda dá conta que Sherazade, a personagem que contou mil e uma noite de histórias ao sultão para não morrer, relatava os seus contos ao sabor de chã de hortelã.

Fonte de fibra dietética e proteína, vitamina C, vitamina B e vitamina D, minerais (Magnésio, Ferro, sódio e Potássio), Mentol, Taninos, Flavonóides (apigenol, luteolol, mensídeo e rutina), Triterpenos (ácido ursolíco e ácido oleanólico), Ácidos Fenólicos e Rosmarínico.

  • Fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilio a digestão: ela aciona o funcionamento das glândulas salivares e várias enzimas digestivas, que ajuda na digestão. Aconselhado para quem sofre de dores de estômago e indigestão.
  • Digestão: rica em fibras dietéticas que ajudam no movimento do intestino.
  • Estresse: óleo de hortelã é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.
  • Resfriado: seu aroma forte ajuda na limpeza da traqueia e remove o bloqueio nariz e congestões respiratórias e tem excelente benefícios conta a asma por causa do seu aroma.
  • Pele: excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele.
  • Câncer: a menta restringe o metabolismo das células cancerosas. Ele contém álcool perílico que limita o crescimento de células cancerígenas. O câncer de próstata pode ser prevenido pelo seu consumo, pois ajuda a desestabilizar a estrutura do DNA. Os carotenóides e retinóides também estão presentes na hortelã que é útil contra câncer de fígado.
  • Sangue: é conhecido como um limpador de sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e é útil para eliminar os resíduos corporais.
  • Prevenção do Alzheimer: Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental. De olho na qualidade dos exercícios mentais, as folhas ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente.

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100g de hortelã:

por porção
Kilojoules 184 kj
Calorias 44 kcal
Carboidratos 8,41 g
Proteínas 3,29 g
Gorduras 0,73 g
     Gordura Saturada 0,191 g
     Gordura Monoinsaturada 0,394 g
     Gordura Poliinsaturada 0,394 g
Colesterol 0 mg
Fibras 6,8 g
Sódio 30 mg
Potássio 458 mg