Logo

FOLLOW US ON

ingr-laranja

Origem: Sudeste Asiatico (India, Vietnã e Sul da China)

História:
As variedades doces da laranja foram trazidas da China pelos portugueses para a Europa, sendo que um dos principais lugares de cultivo foi a França, onde o nome mudou de narang (nome dado a uma cidade paquistanesa) para Orange (or, em francês, significa ouro).

linus-giant

O químico americano Linus Carl Pauling foi um importante cientista e obteve durante sua carreira dois prêmios Nobel.

Em 1954, recebeu o Prêmio Nobel de Química por descobertas na área de ligações químicas. Este trabalho foi muito útil para descrever a estrutura e a forma dos átomos e das complexas moléculas de tecidos vivos.

Em 1962, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, por sua luta contra a proliferação de armas atômicas.

A vitamina C foi descoberta em 192 por outro cientista, mas foi Pauling quem descobriu a importância desta vitamina no tratamento da gripe.

Aos 41 anos de idade, descobriu uma doença nos rins, a Doença de Bright. Era considerada uma doença incurável na época. Tratou-se com um médico que indicava maior consumo de vitaminas e sais minerais e pouca ingestão de sal e proteínas.

Em suas pesquisas, investigava a ação de enzimas e deu-se conta que as vitaminas podiam ter efeitos bioquímicos no organismo.

Trabalhou com um oncologista para estudar a relação da vitamina C com o câncer. Publicaram muitos artigos juntos. Ainda era muito criticado pelas pesquisas.

linus-blue

Desenvolveu dietas a base de elevadas doses de vitamina C como tratamento complementar contra o cancro. A ideia era usar a vitamina de forma prolongada para prevenir várias doenças.

Fundou um Intituto para continuar as investigações sobre a vitamina C.

Estudou, nos seus últimos anos de vida sobre a ação da vitamina em algumas doenças.

Faleceu aos 93 anos em 1994.

Desde 1966, Pauling tomava todos os dias 18g de vitamina C e em 1991 quando descobriu um câncer, ele sustentou a tese de que a vitamina C foi quem retardou o aparecimento da doença pelo menos 20 anos.

laranja-textoVitamina C é uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc.

Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.

  • Reduzir o colesterol alto, por ser rica em pectina, uma fibra solúvel que dificulta absorção de colesterol no intestino;
  • Prevenir câncer de mama, por ser rica em flavonoides, fortes antioxidantes que previnem alterações nas células;
  • Manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C, que ajuda a formar o colágeno;
  • Fortalecer o sistema imune, por ser rica em vitamina C;
  • Prevenir aterosclerose e proteger o coração, por ser rica em antioxidantes.

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100g de laranja e suco de laranja natural.

Alimento Laranja baía fresca Suco de Laranja baía
Energia 45 kcal 37 kcal
Proteína 1,0 g 0,7 g
Gordura 0,1 g
Carboidrato 11,5 g 8,5 g
Fibras 1,1 g
Vitamina C 56,9 mg 94,5 mg
Potássio 147 mg 173 mg
Ácido Fólico 31 mcg 28 mcg