Logo

FOLLOW US ON

ingr-melancia

Origem: África

História:
A melancia é originária da África, presume-se que do deserto de Kalahari. O primeiro registro de colheita de melancia se deu há cerca de 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados nas paredes de suas construções remotas. Partindo do Egito, a melancia se espalhou por todos os países ao longo do Mar Mediterrâneo, levada por navios mercantes.

Por volta do século 10, a melancia foi levada à China, que é atualmente, o maior produtor e consumidor da fruta.

Durante o século 13, a melancia se propagou pelo resto da Europa através dos mouros.

Através dos escravos, a melancia foi levada para as américas.

Na América do Norte, destaca-se os Estados Unidos, que atualmente ocupa a quarta posição na produção mundial de melancia. Na América do Sul, destaca-se o Brasil.

melancia-curiosidade

No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida’ após a morte.

A melancia, que é um fruto natural da África, foi trazida pelo Brasil pelos negros escravos.

Mais de 90% da composição da melancia é puro líquido. Pode parecer estranho, mas as melhores produções dessa fruta ocorrem em regiões secas

  • Vitamina C (30%)
  • Vitamina A (25%)
  • Vitamina B6 (6%)
  • Tiamina (25%)
  • Magnésio (6%)
  • Potássio (8%)

  • Hidratação: excelente fonte de água, além de ser rica em sais de re-hidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo. Aconselhado para atletas manterem-se com o corpo fresco e hidratado.
  • Câncer: fonte de Licopeno, que é um carotenóide e, basicamente, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao câncer. Ele inibe o crescimento de células cancerosas perigosas no corpo. O licopeno mostrou-se ser eficaz em conter os câncer de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, que por sua vez combater qualquer doença prejudicial de entrar no corpo.
  • Problemas Renais: rica fonte de potássio, que é útil para corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente. Além disso o alto teor de água na Melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.
  • Pressão Arterial: fonte de magnésio e potássio que são benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo. A Formação de praga nas artérias são impedidas e os carotenóides ajudar na prevenção de endurecimento das paredes das artérias.
  • Coração: não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, beta-caroteno e licopeno. Todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos relacionados. Eles ajudam na diminuição do colesterol mau (LDL) e impedir a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.
  • Pele: protege contra os radicais livres e, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele.
  • Diabetes: a arginina é uma substância presente na melancia, que melhora a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos. Além disso, os minerais como potássio e magnésio mostrou-se ser vantajoso para o funcionamento adequado de insulina no corpo.
  • Acidentes vasculares cerebrais (AVC): é rica em electrólitos, como sódio e potássio, além de ser um grande fornecedor de água, o que ajuda na prevenção de AVC.
  • Olhos: fonte de Beta-caroteno, vitamina C e luteína que ajudam na proteção dos olhos, tais como degeneração macular e catarata em idosos.
  • Disfunção erétil: a Arginina encontrado na Melancia ajuda no combate.

A tabela a seguir traz a composição nutricional em porção de 100g de melancia.

% Valor Diário
Valor energético 32.6kcal = 137kj 2%
Carboidratos 8,1 g 3%
Proteínas 0,9 g 1%
Fibra alimentar 0,1 g 0%
Cálcio 7,7 mg 1%
Vitamina C 6,1 mg 14%
Manganês 0,1 mg 4%
Magnésio 9,6 mg 4%
Fósforo 12,2 mg 2%
Ferro 0,2 mg 1%
Potássio 104,0 mg
Cobre 0,0 µg 0%
Zinco 0,1 mg 1%